top of page

Você é uma pessoa empática?

Atualizado: 26 de ago. de 2020


empatia

Empatia que nada tem a ver com simpatia, trata-se da habilidade de saber ouvir e colocar-se no lugar do outro. Parece simples, mas existem pouquíssimas pessoas com essa habilidade perto de você.

Talvez seja esse o motivo de tantas guerras, de todos os tipos de intolerância, tanto sexual quanto religiosa ou racial. A empatia quebra qualquer preconceito, torna as pessoas mais bonitas por dentro e por fora e destrói barreiras pessoais, profissionais e sociais.

Falar de si é ótimo, melhor ainda quando encontramos alguém que se mostra interessado em nossas histórias, assuntos e problemas. Mas o famoso ”E você, o que me contas”, é tão valioso quanto. E quando perguntamos, temos que estar dispostos a ouvir. Estar disposto vai muito além da audição, pois ouvir até as pedras ouvem.

Ter empatia por alguém é antes de ouvir, estar aberto visualmente e mentalmente, permitindo que suas percepções se voltem totalmente para o outro. Só assim é possível entender de fato o que levou a pessoa até ali, e aí sim, dar sábios conselhos, palavras certas de conforto ou abrir a mente da pessoa para um horizonte que ela não percebeu até então.

Lidar com pessoas é uma arte, talvez a mais difícil delas, por esse motivo é tão importante sabermos nos colocar no lugar do outro. E quando se domina essa habilidade, o universo que acaba se abrindo é o nosso.

Uma pessoa empática se destaca em todos os campos da vida. No campo profissional, essa habilidade é ouro, pois é no trabalho que somos induzidos a conviver com pessoas das mais diferentes culturas, pensamentos e realidade. E só através da empatia, é possível entender as atitudes e forma do outro de agir e ser, sem um julgamento ríspido.

É praticamente impossível entender o porquê de uma pessoa agir de tal forma, se não nos colocarmos no lugar dela. Isso se torna ainda mais difícil quando não concordamos com a atitude ou pensamento do outro. Se alguém age de forma desalinhada com a nossa, nos parece totalmente absurdo e raramente nos perguntamos ”O que levou essa pessoa a pensar assim”?

A partir do momento que nos tornamos empáticos em qualquer situação, fica claro que o certo e errado, na grande maioria das vezes é totalmente relativo. Saber ouvir, não é só o ‘’ouvir com os ouvidos’’, saber ouvir é de fato querer saber e se colocar disponível para a pessoa.

Ser uma pessoa empática não é fácil, mas o caminho é simples: Ouvir. Ouvir mais do que falar. Não julgar nunca, isso não cabe a você. Se imagine na situação da pessoa, levando em conta a cultura dela, não a sua, a criação dela, não a sua, os motivos dela, não os seus. O resultado será incrível!

É só sendo empático, que temos o poder de convencer o outro, ou de realmente confortá-lo.

Seria a empatia o segredo para tornarmos o mundo melhor?

Se não for o segredo, ela com certeza nos da o mapa para encontrarmos.

”Tudo começa com empatia, saia do seu lugar e se coloque no lugar do outro” (Sam Richards).

bottom of page